Educar é ampliar a visão de mundo

Uma das boas coisas a se fazer na vida em minha opinião, é viajar. Porém busco em minhas viagens exercitar algo que me fascina: ampliar a  minha VISÃO DE MUNDO. Não apenas pelo fato de conhecer novos horizontes, novos locais, novas pessoas. Mas fundamentalmente pela oportunidade de aprender com os hábitos, com as diferenças, e com aquilo de bom que os outros fazem. Observar o jeito planejado, estruturado, organizado e funcional implementado em coisas das mais simples as mais complexas. Nos países mais desenvolvidos, infraestrutura é algo levado muito a sério. Cidadania é algo levado muito a sério. As instituições também são levadas muitos a sério. O que seria necessário fundamentalmente para nos elevar como nação e como povo a um novo patamar? Creio ser a educação o portal que nos teletransportará a uma nova realidade.

Os europeus cometem menos infrações de transito, também sujam menos as calçadas de suas cidades, e hoje também têm menos problemas de poluição ambiental. Mas não por dádiva divina, ou pela clara cor dos seus olhos e peles. O fato disso ocorrer com mais intensidade na Europa por exemplo, está intrínsicamente ligado aos aspectos educacionais e institucionais na maioria dos países do velho mundo. Do ponto de vista educacional, em função de um sistema educacional eficiente, estruturado, organizado e respeitado. Do ponto de vista institucional, porque as instituições legislativas, judiciais e governamentais cumprem seus respectivos papéis de estabelecer leis, fiscalizar e punir severamente aqueles que não as respeitam.

Neste aspecto de priorizar a educação como instrumento transformador, nos permitirá, caso essa prioridade venha a ser estabelecida, serem nossos descendentes, cidadãos cobradores de um poder público eficiente, de um sistema judicial sem tanta complacência como o atual e de homens públicos ilibados. A educação nos faz sim viajar pelo mundo do conhecimento, e ela mesma, a educação, nos gera a bagagem maior para percorrermos de forma digna os caminhos da vida. A educação nos permite escalar socialmente e construir em sólidos alicerces o desenvolvimento sustentável. É a educação que possibilita o ser humano ter apenas o infinito do céu como limite. Em uma linguagem jovem, porém pertinente, podemos afirmar taxativamente que: educação é a maior viagem.

Nossa gente e nossa terra pátria, são jubilosamente favorecidas pelo criador. Um povo criativo, pacífico, receptivo, gentil, solidário, e uma terra extensa, fértil, de fauna, flora e recursos minerais ilimitados. O que mais nos falta para assumirmos nosso mais justo lugar no cenário mundial senão dotar com conhecimento toda essa gente. Isso é algo indiscutível, porém em uma nação onde professor e escola não tem valor ou respeito, o que pode ser conquistado? Nem precisamos responder.

As soluções para problemas grandes, muitas vezes parecem por demais distantes, porém não são inatingíveis, temos condições até individualmente de construir uma maneira de pensar, de cobrar e agir, que se repliquem e se transformem num querer coletivo. Cada um pode fazer sua parte e dar sua contribuição. Este texto, artigo ou bate papo que ora encerro tem esse propósito. E você que agora encerra esta leitura? Ta fazendo o que?

Anúncios

Sobre Jackson Carvalho
Sou um apaixonado pela fotografia; um amante da vida; um enamorado pela publicidade; encantado com a criatividade; um adorador do mundo;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: