Um Segundo eternizado.


Grandes mestres da fotografia como Henry Cartier Bresson, Araquém Alcantara, Robert Capa e Alexander Rodtchenko, nos ensinam com o conjunto das suas brilhantes obras, o quanto um único segundo pode se eternizar para a história. A fotografia tem esse poder. Outras mídias também registram o transcorrer dos fatos, como o rádio, a televisão e mais contemporaneamente a internet, desempenham o papel de registro, porem é a fotografia que registra a emoção, a alegria, a tristeza, a dor, e outros tantos sentimentos congelados em uma fração ínfima de tempo.

Ao longo da história, a busca pela reprodução da imagem sempre foi perseguida pelo homem.

Ilustrar fatos corriqueiros do dia a dia, ou acontecimentos importantes, desde os primórdios tem sido uma necessidade. Com a evolução tecnológica, a fotografia se tornou cada vez mais intensa e interativa com o homem moderno. Se vivemos a era da informação, ela é mais do que nunca ilustrada pela fotografia, presente e indispensável nas redes sociais e na necessidade que hoje as pessoas têm de se projetar, de se auto afirmarem, mesmo que incoscientemente através da fotografia.

A fotografia deixou de ser apenas uma arte restrita a poucos, e invadiu o contidiano, através de cameras digitais e de celulares. Hoje a fotografia continua sendo uma arte, e como todas elas, necessita de técnica, estrutura, equipamentos e aprimoramento profissional. Porém a fotografia despropositada, despojada e irreverente se esparrama pela grande rede, alimentando orkut, facebook, flickr, instagram e outras tantas redes sociais. É através desta ampliação de base de usuários que a fotografia vai escrevendo com luz a sua maior vocação: eternizar os segundos para a história da humanidade.

Coluna Sobre fotografia publicada na Revista Conteúdo, Edição número 1 – Ano I

Anúncios

Sobre Jackson Carvalho
Sou um apaixonado pela fotografia; um amante da vida; um enamorado pela publicidade; encantado com a criatividade; um adorador do mundo;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: