Caruaru – Uma Feliz Cidade



Chicletando, upload feito originalmente por Jackson Carvalho.

Caruaru é um destes poucos lugares pitorescos ao redor do Mundo.

Sua gente, sua cultura, seus folguedos, seu artesanato, sua arte, seus costumes, sua energia, sua localização geográfica, seus causos, sua pujança naturalmente vocacionada para ser um grande entreposto comercial. Tudo isso faz de Caruaru um lugar diferente.

Há 20 anos atrás aqui chegava eu. E ao longo de todos esses anos, tive a felicidade de vivenciar tantos fatos, hoje já históricos.

Como cartão de visita fui brindado poucos dias após minha chegada no país de Caruaru, com a transferência da sua centenária feira popular, que deixava o centro da cidade e se instalava em um parque construído para essa finalidade específica. Com um detalhe curioso: nenhuma manifestação contrária, nenhum tumulto, tudo de forma ordeira e pacífica como manda a civilidade.

Pouco mais a frente, presenciava o então prefeito da cidade à época, José Queiroz de Lima, em seu segundo mandato, inaugurar sob um belíssimo pórtico formado por uma ostentosa sanfona colorida, a Vila do Forró e o Pátio de Eventos, abrindo os festejos juninos daquele ano.

Há pouco mais de 4 anos, tive a honra de não apenas testemunhar a história de Caruaru, como me integrar a ela, quando das comemorações pelos 150 anos de emancipação política do município. Na ocasião, tive a primazia de vencer a concorrência para a criação do Mascote e da Marca dos Sesquicentenário da Cidade.

E foi neste período que mergulhei mais profundamente nas origens de Caruaru. Curiosamente descobri que Caruaru é a simbíose resultante de um inusitado triedro formado pelo Barro, pelo Forró e pela Feira. São estes três elementos que dão forma as suas características e oportunizam aqueles que deste composto sabem tirar vantagens, ou simplesmente dele geram sua sobrevivência. Foi sobre este triedro que o Mestre Maior Vitalino erigiu a sua arte e se tornou nosso maior herói interno. Assim o chamei, por identificar que Vitalino foi quem mais contribuiu para a projeção mundial de Caruaru, sem ter que de sua terra sair.

Foi com suas mãos, usando o barro do nosso solo, comercializando na nossa feira e com o pífano tocando a nossa música que Vitalino se imortalizou e provocou um olhar diferenciado do mundo para nós.

No último sábado, dia 18 de junho de 2011, mais uma vez testemunhando e também registrando a história de Caruaru, fiquei por demais emocionado ao sobrevoar de helicóptero o Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga, ao ver a multidão que esta foto ilustra, mas muito além disto, por sentir a pulsação de uma cidade que se transforma, que se exibe, que se diferencia com um festejo junino que só aqui existe, e que só aqui está presente no DNA do caruaruense. Por sentir a energia de um povo guerreiro, forte e batalhador que vai às ruas, que demonstra seu amor por este triângulo fe Feliz Cidade que tem seu Barro, Seu Forró e sua Feira, feira essa que por si só é uma imensa colcha de retalho multicultural, multicolorida e multi facetada.

A emoção de ver cenas como estas, e por saber que o brilho, a vibração e a pulsação que emana desta gente, garantem a Caruaru um lugar destacado no cenário sócio, político e cultural do nosso país.

Viva Caruaru. Capital do Forró, Capital do Agreste. Viva Caruaru, e que seja sempre um exemplo de Feliz Cidade.

Anúncios

Sobre Jackson Carvalho
Sou um apaixonado pela fotografia; um amante da vida; um enamorado pela publicidade; encantado com a criatividade; um adorador do mundo;

4 Responses to Caruaru – Uma Feliz Cidade

  1. Caruaru ilustrada e descrita de forma encantadora e apaixonante.

  2. Parabéns pelo texto! Lindo!

  3. Você é um poeta. Míope, mas é um poeta. Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: