A Magia do Olhar

Menino que vai pra feira, upload feito originalmente por Jackson Carvalho.

Dentre as capacidades e habilidades humanas, o olhar indiscutivelmente se destaca. O olhar proporciona medir distâncias, enxergar o desejado, provocar emoções, nos enquadrar nos limites do medo, e visualizar a proximidade do infinito.
Na arte fotográfica, o olhar é a mais importante das ferramentas. Conhecer técnicas fotográficas, ter bons equipamentos, ter boas referências, tudo isso é acessório. O fundamental está no olhar.

Porém, o olhar deve ser treinado, exercitado, e buscar encontrar o novo, o inusitado e praticar a desconstrução para construir o inédito. Ser rápido para capturar o improvável, ser ágil para prever o momento seguinte, ser oportunista para imortalizar o momento que não se repetirá.

A beleza que o olhar nos proporciona e que pode ser transferido de forma rica para a arte fotográfica pode estar no simples, no corriqueiro, naquilo que é o óbvio, ou seja, como aquilo que está na frente dos nossos olhos, abaixo de nossas pálpebras, no meio da nossa face, contudo só conseguimos enxergar quando alteramos o foco do nosso olhar: o nosso nariz!

A estética do simples observado em uma perspectiva diferenciada, pode nos proporcionar uma bela foto. No jardim da nossa casa, na pia do banheiro, na banca da feira, nos passarinhos nos fios da rede elétrica.

O olhar treinado de um bom motorista, “scaneia” o tempo todo o que está em seu caminho. As árvores, as crianças que brincam na praça, os ciclistas nas vias, os carros no sentido contrário, os transeuntes nas ruas. O olhar treinado de um bom fotógrafo faz isso e muito mais o tempo todo, e frustra-se quando não consegue “capturar” esta mágica fração de segundo que apenas a maior e mais importante ferramenta da fotografia visualisou e em sua magia o guardou: o olhar.

Coluna Estúdio – Revista Conteúdo – Edição Número 2

Anúncios

Sobre Jackson Carvalho
Sou um apaixonado pela fotografia; um amante da vida; um enamorado pela publicidade; encantado com a criatividade; um adorador do mundo;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: